Você sabe o que fazer e como evitar o vazamento de gás de cozinha?
17/06/2024Receba suas compras online com toda segurança e tranquilidade
26/08/2024Normalmente, tranquilidade e conveniência são os principais critérios de quem escolhe viver ou trabalhar em condomínios residenciais e comerciais. Porém, mais do que contar com os melhores recursos de proteção, algumas ações são cruciais para manter a proteção destes locais. Afinal, a segurança em condomínios é responsabilidade de todos. Tanto de síndicos, administradores e funcionários, quanto dos próprios condôminos.
Pensando nisso, a Protector preparou um guia completo para que, juntos, todos possam fazer a diferença em sua proteção. Logo abaixo você encontrará dicas simples e práticas que podem ser implementadas desde já! Então, vamos conferir?
Como aumentar e manter a segurança em condomínios
Mais do que preservar o patrimônio, alguns cuidados simples e fundamentais ajudam a garantir mais segurança em condomínios. Por isso, síndicos, administradores, funcionários e condôminos têm papeis importantes a seguir. Nesse sentido, veja como você pode contribuir para tornar a rotina do condomínio mais tranquila.
Dicas para condôminos
Quando cada condômino segue as regras e procedimentos padrão de segurança, ajuda a criar um ambiente mais seguro e protegido para todos. Logo, a adesão às normas do condomínio não só reduz o risco de incidentes, como também promove a tranquilidade e o bem-estar de toda a comunidade. Então, veja como condôminos podem contribuir para ter mais proteção e a tranquilidade em próprio seu dia a dia.
Atualizações cadastrais
Se a portaria do seu condomínio possui um sistema de controle de acesso, mantenha seu cadastro sempre atualizado. Tanto com nomes completos das pessoas de sua unidade quanto com as placas dos veículos que ficam na garagem. Se o seu condomínio for comercial, lembre-se de sempre excluir as pessoas que deixam de fazer parte de sua equipe. Do mesmo modo, as alterações familiares também devem ser comunicadas à portaria.
Participação em assembleias
Certamente, participar das assembleias e reuniões relacionadas ao condomínio é muito importante. Mais ainda quando a pauta for sobre segurança. Por isso, evite faltar a esses encontros e, sempre que possível, contribua com sugestões e melhorias.
Orientação às visitas
Antes de receber visitas, seja de amigos, familiares ou clientes, instrua-os sobre os procedimentos de segurança do condomínio. Desse modo é possível evitar qualquer dúvida ou constrangimento, sobretudo em relação ao sistema de controle de acessos. Afinal, principalmente após a implementação da LGPD, é fundamental que todos saibam como seus dados e informações pessoais são tratados. Além disso, considere adotar o hábito de acompanhar seus convidados em sua passagem por áreas comuns do condomínio.
Utilização correta da eclusa
Se o seu condomínio dispõe de equipamentos de proteção como eclusa, nunca deixe os dois portões abertos ao mesmo tempo. Além disso, aguarde a liberação da entrada de desconhecidos para somente então acessar o condomínio.
Vigilância ao entrar e sair
Antes de entrar ou sair do condomínio, verifique a presença de estranhos e veículos desconhecidos próximos aos portões. Caso identifique algo suspeito, aguarde do lado de dentro ou dê mais uma volta antes de acessar o local. Ao mesmo tempo, você também pode solicitar apoio do porteiro ou da empresa responsável pela segurança.
Portões automáticos
Nunca acione os portões automáticos à distância. Além disso, certifique-se de que eles estão bem fechados ao entrar ou sair. Se alguém de sua equipe ou família perder, chaves, tags ou controle remoto da garagem, comunique ao síndico.
Cuidados na garagem
Mesmo estando numa garagem fechada, redobre sua atenção nesse local, mantenha o carro chaveado e com alarme ativado. Caso possua eclusas para veículos, obedeça às regras de funcionamento.
Mantenha portas trancadas
Seja em áreas comuns, de acesso ou de sua própria unidade, mantenha portas e janelas sempre fechadas ao sair.
Não compartilhe senhas
Assim como recomendado para seus dispositivos eletrônicos, contas e serviços digitais, jamais compartilhe suas senhas de acesso ao condomínio. Afinal, esses códigos devem ser pessoais, privados e intrasferíveis. Aliás, por mais simples que possa parecer, essa dica é fundamental para preservar a segurança em condomínios.
Reporte situações incomuns
Sempre que você souber ou testemunhar qualquer atividade suspeita, informe o síndico ou administrador do condomínio a respeito. Não apenas para que a situação fique registrada, mas, principalmente, para que se possa tomar atitudes preventivas.
Dicas para síndicos e administradores
Manter um foco ampliado na gestão da segurança é, ao mesmo tempo, uma das principais tarefas e desafios de síndicos e administradores. Diante disso, veja algumas estratégias capazes de fortalecer a proteção do seu empreendimento. Seja ele residencial ou comercial:
Invista em contratações seguras
Quando o assunto é segurança em condomínios, o cuidado começa já pela contratação dos funcionários. Por isso, cheque antecedentes e referências de todos os profissionais, inclusive de prestadores de serviços terceirizados.
Promova as atualizações constantes
Quem atua na segurança precisa estar sempre preparado para agir de acordo com as melhores práticas e procedimentos. Por isso, mantenha capacitações, treinamentos e reciclagens constantes para profissionais ligados à área. Desse modo, todos saberão o que fazer em momentos de emergência. Ao mesmo tempo, a prática ajuda a minimizar riscos de erros e ações impulsivas ou impensadas.
Estabeleça regras para entregas
Para reduzir e evitar a circulação de pessoas não autorizadas nas áreas comuns, estabeleça regras para o recebimento de entregas. Inclusive, o ideal é que os próprios condôminos retirem suas encomendas na portaria.
Adote um sistema de controle de acessos
Caso ainda não tenha, instale sistemas de controle de acesso e de registro de visitantes em seu condomínio. Assim, somente pessoas autorizadas poderão entrar e sair com autonomia, enquanto desconhecidos precisarão ser registrados. Desse modo é possível aumentar a segurança em condomínios, uma vez que informações como horários e acessos estarão sempre salvas.
Solicite atualizações cadastrais
Estabeleça prazos regulares para a renovação e atualização dos cadastros de prestadores de serviço, como domésticas e diaristas. Para tanto, peça a colaboração dos condôminos para garantir que as autorizações de acesso sejam sempre revisadas.
Mantenha uma iluminação adequada em locais estratégicos
Garanta uma iluminação adequada em todas as áreas do condomínio, especialmente em pontos de entrada e saída, corredores e garagens. Durante a instalação das lâmpadas, leve em conta os pontos mais vulneráveis do condomínio. Depois, adote um cronograma de vistorias regulares para ter certeza de que está tudo funcionando bem.
Aposte na comunicação efetiva
Nada melhor do que uma comunicação simples e direta para que todos se entendam, não é mesmo? Portanto, estabeleça canais de diálogo eficazes com seus condôminos. Para isso, utilize aplicativos, e-mails ou grupos de mensagens para compartilhar informações de segurança e alertas.
Priorize a manutenção de equipamentos
Como já mencionamos antes, manutenções preventivas regulares nos equipamentos de segurança são fundamentais. Então, além da iluminação, verifique câmeras, portões eletrônicos e sistemas de alarme, para garantir que estejam sempre funcionando corretamente.
Considere implementar um plano de emergência
Mais do que investir em prevenção, adotar procedimentos padrão para casos atípicos pode contribuir muito para gerenciar situações de risco. Logo, considere implementar um plano de emergência para orientar condôminos e funcionários.
Lembre-se de que a segurança em condomínios é responsabilidade de todos! Se você gostou do conteúdo, compartilhe nossas dicas em seu grupo do condomínio! Além disso, conte com a Protector para ter mais tranquilidade, conveniência e proteção em seu dia a dia!
Foto: Envato/LightFieldStudios