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20/12/2021Tradicionalmente, o período de final de ano é marcado por um significativo aumento nos custos financeiros. Logo, esse impacto no orçamento pessoal pode gerar reflexos diretos na gestão de um condomínio. Por isso, neste mês de novembro, a Protector destaca algumas estratégias para contribuir com as tomadas de decisão dos síndicos. Afinal, reduzir despesas e buscar soluções capazes de combinar qualidade e economia na prestação de serviços é essencial. Tanto para evitar a inadimplência quanto para manter as boas relações entre os vizinhos. Então, siga com a gente:
8 Passos para gerar economia ao reduzir despesas em seu condomínio
1. Avalie mão de obra e horas extras
A folha de pagamento de funcionários costuma representar uma grande parcela dos gastos fixos de um condomínio. Além disso, as horas extras podem consumir ainda mais recursos do caixa. Por isso, faça avaliações periódicas em relação a escalas e carga horária dos colaboradores. Afinal, algumas reduções de jornada podem baixar os custos do condomínio de maneira significativa, sem comprometer suas atividades e funcionamento. Outra maneira de desonerar o orçamento é considerar alternativas como a terceirização e a automatização dos serviços.
No caso dos jardins, sistemas de irrigação digital dispensam a presença física do jardineiro para fazer as regas. Ao mesmo tempo, ainda otimizam o controle sobre a quantidade de água utilizada. Enquanto isso, soluções de portaria virtual oferecem proteção completa com eficiência, qualidade e alta tecnologia para o seu condomínio. Além de monitorar acessos de entrada e saída, o serviço inclui apoio presencial em caso de qualquer necessidade. Sem contar que o Porteiro Virtual da Protector é até 70% mais barato que os serviços de portaria tradicionais. Mais do que isso, oferece proteção e monitoramento durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
2. Promova a conscientização sobre o uso da água
Estimular a conscientização dos condôminos em relação ao uso da água é outra forma de economizar nos gastos do condomínio. Para isso, vale investir na comunicação direta. Seja por meio de recados em elevadores e murais, cartazes em áreas comuns, envio de e-mails e mensagens de WhastApp. Afinal, o tema envolve não somente a redução do valor final da conta de água. Mas, também, o fato de evitar a escassez e o racionamento. Nesse contexto, vale ainda investir numa ação de regulagem de válvulas, descargas e caixas acopladas das unidades. Assim como no reparo de válvulas e torneiras que possam estar apresentando problemas. Outra estratégia interessante que pode ser considerada é a instalação de um reservatório para o reaproveitamento de água da chuva. Afinal, ela pode ser utilizada para lavar calçadas e áreas comuns, bem como para as regas de vasos e jardim.
3. Invista na automatização do uso da energia elétrica
Além de reduzir custos, as lâmpadas de LED também facilitaram a integração e o desenvolvimentos de outras tecnologias. Consequentemente, o uso combinado desses recursos pode trazer diversas vantagens ao seu condomínio. Tanto em relação à economia, quanto à automação, praticidade e até mesmo ao conforto visual. Afinal, quando não há ninguém circulando ou ocupando as áreas comuns, não há razão para manter ambientes iluminados. Logo, ao combinar sensores de presença com a iluminação do condomínio é possível evitar gastos e consumo desnecessário de energia. Uma vez que os sensores podem acionar as luminárias de maneira automática apenas ao detectarem movimento.
Enquanto isso, dentro de cada unidade, a sugestão para os condôminos é apostar na tecnologia de dimerização. Ou seja, uma estratégia que permite maior domínio e flexibilidade da potência da iluminação nos ambientes. Dessa forma, é possível tornar os cômodos mais agradáveis e visualmente aconchegantes. Pois, além de garantir mais economia de luz, a dimerização também age diretamente na decoração dos lares.
4. Promova manutenções periódicas
Todo mundo sabe que prevenir é melhor do que remediar, certo? Porém, por ser tão trivial, muitas vezes a dica acaba não recebendo a devida atenção. Ainda mais em períodos financeiros mais complicados. Mesmo assim, não deixe de providenciar revisões e inspeções gerais em sistemas e estruturas do condomínio. Tanto em relação à segurança quanto à funcionalidade, conservação e condições técnicas.
Nesse contexto, com a Protector, todos os contratos incluem o Protector Confere, um serviço de checagem periódica de sistemas. Afinal, não faz sentido instalar aparatos de vigilância e, depois, não oferecer o devido suporte. Então, com o Protector Confere, mantemos uma rotina de verificações presenciais de todos os sistemas de segurança instalados em seu condomínio. Assim, caso haja qualquer falha ou anormalidade, o problema será detectado e corrigido preventivamente.
5. Busque cotações com diferentes prestadores de serviço
Além de obter melhores preços e condições de pagamento, investir em cotações com diferentes fornecedores traz outras vantagens. Afinal, ao diversificar as opções, muitas vezes o condomínio também amplia o acesso a informações atualizadas do mercado. Dessa forma, é possível conhecer novos produtos e soluções que poderão trazer mais economia à gestão de recursos. Ao mesmo tempo, o processo garante mais transparência nas compras e ajuda a justificar a qualidade do que está sendo contratado.
Sem contar que é sempre fundamental buscar referências e avaliar cada detalhe antes de fechar um negócio. Por isso, recentemente a Protector compartilhou dicas de como escolher uma empresa de segurança. Inclusive, muitas delas podem ser adaptadas para outros tipos de serviços.
6. Priorize os treinamentos e a profissionalização da equipe
Pode-se dizer que a tarefa de administrar um condomínio equivale a de gerir uma empresa. Logo, é preciso investir em profissionalismo e capacitação para desempenhar cada função, do planejamento à execução das atividades. Especialmente quando o objetivo é alcançar a otimização de recursos com qualidade e redução de gastos. Logo, é fundamental manter apenas profissionais experientes e capacitados para lidar com as situações do dia a dia.
Especialmente no setor da portaria, é imprescindível dedicar atenção ao treinamento dos colaboradores. Afinal, além de seguir as normas condominiais, eles precisam tomar decisões ágeis e responsáveis. Por isso, a Protector investe em capacitações e atualizações constantes para os seus profissionais. Com isso, clientes da portaria física contam com uma preocupação a menos em sua gestão condominial.
Aliás, na hora de eleger prestadores de serviço, pesquise, avalie e busque referências sobre a empresa que pretende contratar. Além disso, certifique-se de que ela irá investir de maneira frequente na capacitação de seus profissionais. Outra questão importante é buscar apoio jurídico para acompanhar contratos e processos.
7. Conte com o apoio da tecnologia
Frequentemente destacamos que o Porteiro Virtual da Protector é até 70% mais barato que os serviços de portaria tradicionais. Logo, essa pode ser a melhor opção para o seu condomínio. Sobretudo porque o serviço combina recursos de telecomunicações e de monitoramento de imagens, totalmente personalizáveis. Desse modo é possível usar a tecnologia a favor da gestão, da integração de sistemas e da segurança.
Com nosso Porteiro Virtual é possível controlar entradas e saídas de moradores e visitantes, bem como facilitar entregas de encomendas. O serviço inclui ainda apoio presencial em casos de desrespeito ao regulamento do condomínio e de vulnerabilidades temporárias, como falhas em portões. Além disso, os condôminos têm acesso gratuito a aplicativos exclusivos da Protector, que garantem a comunicação rápida com a Central de Inteligência. Tudo isso em tempo real e sem as despesas com os encargos da folha de pagamento de funcionários!
8. Evite a inadimplência
A inadimplência está entre os maiores desafios para a gestão de um condomínio. Afinal, a situação afeta diretamente o orçamento. Por isso, reduzir despesas e otimizar custos é o principal segredo para manter a saúde financeira durante a sua gestão. No entanto, nem sempre isso é suficiente para equilibrar as contas. Então, sempre que necessário, alerte os condôminos quando ocorrer sua primeira inadimplência. Assim como quando o valor arrecadado não conseguir suprir os gastos mensais. Para tanto, invista numa comunicação direta com os envolvidos, na tentativa de buscar um acordo amigável e sem constrangimentos. Além de usar o bom senso, é fundamental seguir o que estiver previsto na convenção. Uma vez que as medidas judiciais devem ser acionadas apenas quando as tentativas prévias se esgotarem.
Se você gostou das dicas, entre em contato e agende uma visita à Protector agora mesmo!