Sistema de alarme e câmeras: convencional ou monitorado?
22/10/2024Você já ouviu falar em segurança perimetral? Essa é uma estratégia que combina barreiras físicas e tecnológicas para proteger os limites externos de uma propriedade ou instalação. Desse modo, contribui para aumentar a tranquilidade e o controle em relação aos acessos em áreas restritas e não autorizadas. Além disso, pode ajudar a identificar e neutralizar ameaças antes que elas cheguem a locais críticos.
Nesse contexto, a segurança perimetral é um tema que merece ainda mais atenção, principalmente de síndicos e moradores de condomínios. Afinal, ela é uma tática aplicada não apenas para reforçar a proteção, mas, sobretudo, para investir em prevenção. Então, que tal algumas dicas para garantir mais bem-estar e menos preocupações em seu dia a dia?
Conheça os principais elementos da segurança perimetral
Com uma relação custo-benefício muito favorável, a segurança perimetral é responsável por inibir, dificultar ou mesmo alertar sobre invasões e acessos não autorizados. Além disso, ela contribui para reduzir riscos de perdas patrimoniais e aumentar a proteção em todo o entorno do condomínio.
Para tanto, é constituída por elementos físicos, tecnológicos e até mesmo psicológicos – como é o caso das placas informativas. Também integram o sistema itens como cercas, muros, portões, luzes, sensores de movimento, alarmes, câmeras, leitores de cartões e biometria. Aliás, tudo isso pode ser ainda mais eficaz quando combinado com automação e monitoramento remoto. Afinal, qualquer sinal de anormalidade pode gerar uma ação imediata a partir de uma central de inteligência.
Mas, agora, vamos falar mais detalhadamente sobre alguns dos principais itens da segurança perimetral, acompanhe:
Cercas e muros
Mais do que delimitar uma área, cercas e muros servem como primeira linha de defesa de condomínios. Afinal, contribuem como barreiras físicas para impedir ou dificultar o acesso de pessoas não autorizadas em áreas específicas. No entanto, precisam estar em bom estado de conservação e possuir altura adequada para inibir escaladas. Por isso, é importante manter uma rotina de verificação constante dessas estruturas e promover reparos, sempre que necessário.
Cercas elétricas e sensores de barreira
Além das cercas convencionais, as cercas elétricas servem como barreiras físicas e, também, psicológicas contra invasores. Outro equipamento que vem ganhando destaque é o sensor de barreira infravermelho, que pode complementar ou substituir a cerca elétrica. Afinal, funcionam como um cercamento virtual e oferecem proteção completa do perímetro. Ainda mais modernos, os sensores podem ser aplicados em áreas internas, semiabertas e externas. Com tecnologia avançada, o equipamento é adequado a diversas condições climáticas. Além disso, ao ter seus feixes interrompidos, acionam alertas automáticos para avisar sobre invasões.
Automação de portões e controle de veículos
Para garantir mais agilidade e proteção durante os acessos de veículos ao condomínio, considere investir na automação dos portões. Além disso, sistemas de controle, como leitura de placas, complementam a estratégia na segurança perimetral. Desse modo é possível reduzir vulnerabilidades em momentos de entrada e saída da garagem.
Controle de acessos: porteiro virtual e portaria física
Tão ou mais importante do que o acesso de veículos é o controle de entradas e saídas de pedestres no condomínio. Afinal, identificar moradores, visitantes, colaboradores e funcionários terceirizados é fundamental para aumentar a segurança de todos.
Se o seu condomínio valoriza o atendimento humano, a portaria física é uma opção para aumentar o controle de acessos. Com a presença constante de um profissional, é possível monitorar e registrar a movimentação de moradores, visitantes e entregas. Já em relação aos equipamentos, além de sistemas de eclusas, leitores biométricos e tags de aproximação complementam a segurança perimetral.
Também é possível integrar a portaria física com outros sistemas inteligentes. Desse modo, seu condomínio reúne o melhor dos dois mundos: o apoio físico e o poder da alta tecnologia. Por falar nisso, o Porteiro Virtual é mais uma ótima opção para condomínios de todos os tamanhos. Afinal, ele favorece a gestão remota dos acessos, reduz custos e aumenta a segurança.
Câmeras de vigilância e alarmes
Já que entramos na questão da tecnologia, câmeras de vigilância e alarmes também são importantes aliados da segurança perimetral. Afinal, ajudam a identificar situações de risco em tempo real. Além de servirem como barreira psicológica, as câmeras também fornecem imagens que podem servir como provas de ocorrências. Para tanto, devem ser estrategicamente posicionadas para controlar áreas críticas, como portões e garagens. Por sua vez, os sistemas de alarme complementam a segurança e alertam as tentativas de invasão. Aliás, com tecnologia moderna, é possível integrar essas soluções a serviços profissionais que oferecem suporte 24/7. Desse modo, você reforça a segurança do seu condomínio com o apoio de uma equipe de monitoramento treinada para diferentes situações.
Apoio de profissionais especializados
Sem dúvidas, contar com um parceiro que entende as necessidades do condomínio faz toda a diferença. Nesse sentido, a Protector, por exemplo, oferece monitoramento de imagens, alarmes, Porteiro Virtual e soluções personalizadas para reforçar a segurança. Desse modo é contar com serviços de forma integrada para criar um ambiente mais protegido e eficiente.
Então, que tal fazer da segurança perimetral uma prioridade e transformar seu condomínio em um ambiente verdadeiramente protegido? Afinal, além de preservar seu patrimônio, esse investimento também traz mais conforto e qualidade de vida para os moradores. Logo, escolher as soluções certas e um suporte especializado faz toda a diferença!Se você quer saber mais, entre em contato com a equipe da Protector!
Foto: Envato/EwaStudio