Conheça as diferenças entre portaria virtual e remota
24/05/2022Dicas para proteger aplicativos de bancos em seu celular
14/07/2022Recentemente, produções como Inventando Anna e O Golpista do Tinder ampliaram os debates sobre perfis falsos nas redes sociais. Afinal, mais do que assumir identidades ilegítimas e enganosas, pessoas mal-intencionadas têm aproveitado os meios digitais para cometer crimes. Principalmente ao tentar induzir usuários e possíveis seguidores a golpes e outros tipos de prejuízos. Por isso, mesmo que muitas redes sociais invistam em medidas para aumentar a segurança e conter a criação de perfis falsos, é sempre importante manter a atenção em suas interações com perfis pessoais e contas comerciais.
Nesse sentido, a Protector traz algumas dicas para que você consiga identificar situações fraudulentas com mais facilidade. Afinal, nossa atuação é baseada no compromisso com a tranquilidade e a proteção de tudo o que é mais importante para você. Ainda mais quando o assunto envolve temas como segurança e tecnologia. Então, acompanhe a seguir:
A perigosa relação entre os perfis falsos e o phishing
Atualmente, o maior problema atrelado aos perfis falsos está relacionado à prática do phishing. Ou seja, um esquema ilegal utilizado por cibercriminosos para enganar os internautas e convencê-los a enviar dinheiro e informações pessoais. Como, por exemplo, credenciais de acesso a contas bancárias, perfis online, números de cartão de crédito, de telefone, entre outras. Assim, o phishing pode ocorrer de várias formas. Especialmente no Instagram, onde os stories eliminam qualquer traço de tentativas de golpe em 24 horas.
1. Comece avaliando a foto de perfil e o nome de usuário
Nem sempre a foto de perfil e o nome do usuário são indícios que provocam as primeiras suspeitas. Afinal, ao criar um perfil falso, o cibercriminoso procura manter ao máximo a identidade visual da conta clonada. Porém, ao avaliar com mais atenção, possivelmente você conseguirá perceber alguns detalhes. Sobretudo no modo como o nome de usuário é escrito: geralmente acompanhado por números, sinais ou caracteres especiais.
2. Observe os padrões de comportamento do perfil
Muitas vezes, uma simples análise do perfil já ajuda a indicar um padrão de comportamento falso na internet. Então, em primeiro lugar, observe o número de seguidores e o de contas seguidas pelo perfil suspeito. Em geral, poucos seguidores e muitas contas seguidas são um forte indício para você ficar em alerta.
Outra combinação duvidosa é um baixo número de seguidores e de contas seguidas. Assim como a ausência de foto de perfil e poucas publicações no feed. Aliás, normalmente o conteúdo de um perfil falso é recente e publicado num curto intervalo de tempo – horas ou dias, por exemplo. Por isso, é sempre válido avaliar o comportamento geral das pessoas, empresas ou organizações antes de iniciar quaisquer interações.
3. Confira também os níveis de interação e engajamento do perfil
Assim como o comportamento do usuário, o nível de interação e engajamento dos seguidores de determinada conta é outro bom parâmetro para avaliar se um perfil é falso ou não. Por isso, verifique também o volume de curtidas e de comentários nas publicações. Normalmente as contas oficiais de influenciadores digitais, empresas e organizações, por exemplo, reúnem números exponenciais de interações e engajamento. Enquanto isso, os perfis falsos não costumam contar com o mesmo desempenho.
Já em relação a usuários comuns essa verificação pode ser um pouco mais difícil. Mesmo assim, você pode observar quem são os outros seguidores para tentar identificar alguns nomes conhecidos entre eles.
4. Ao identificar perfis falsos, denuncie e avise seus amigos
Se você tem uma conta do Instagram, pode denunciar um perfil ou um conteúdo que não esteja seguindo as Diretrizes da Comunidade da plataforma. Assim, sempre que se deparar com perfis falsos, ajude a identificá-los. Para isso, basta tocar no menu dos três pontos, selecionar “Denunciar” e seguir os próximos passos. Ao mesmo tempo, comunique seus contatos, principalmente familiares e amigos, para evitar que eles sejam vítimas de possíveis golpes.
Além disso, bloqueie os perfis suspeitos de ter qualquer interação com você e mantenha sua conta como Privada. Desse modo, você aumenta o controle e a segurança de seus dados. Pois apenas seguidores aprovados conseguirão ver o que você compartilha. Aliás, por mais simples ou inofensivo que a criação de um perfil falso possa parecer, o ato se enquadra no crime de falsidade ideológica (Artigo 299 do Código Penal). Então, fique atento, proteja suas informações, garanta seus direitos e invista em sua segurança física e digital.
Foto: iStock/fizkes