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03/01/2023Mesmo que a Black Friday 2021 tenha decepcionado alguns consumidores, muitos brasileiros já estão ansiosos pelas promoções deste ano. Tanto que, segundo pesquisa do Instituto Reclame Aqui, 47% dos 12 mil entrevistados devem aproveitar a data para fazer compras. Afinal, quem não gosta de economizar e de adquirir produtos em ofertas e com preços especiais, não é, mesmo?
Aliás, se você faz parte desse grupo disposto a investir no dia 25 de novembro, veja algumas dicas que a Protector preparou. Pois, além de identificar promoções enganosas também é fundamental proteger seu patrimônio e saber evitar golpes e fraudes.
1. Acompanhe os preços praticados antes da Black Friday
Antes de realizar suas compras online, pesquise o histórico de preço dos produtos praticado pelo mercado nos últimos meses. Desse modo, você consegue avaliar se realmente está aproveitando uma promoção ou caindo num golpe. Afinal, embora não seja uma atitude justa com o consumidor, muitas empresas apostam na chamada maquiagem de preço.
Ou seja: sobem o valor na véspera da ação de vendas e baixam na referida data para simular uma oferta. Assim, passam a falsa sensação de que o produto está mais barato. Diante disso, você pode contar com a ajuda de alguns sites e apps dedicados a monitorar e comparar preços. Como, por exemplo: Já Cotei, Zoom, Pelando, Buscapé e mais. Outra fonte de informação bastante útil é o site oficial da Black Friday, que traz dicas e ofertas em primeira mão.
2. Informe-se sobre a reputação do vendedor
Tão importante quanto avaliar o preço é certificar-se da reputação da empresa com a qual você pretende fazer negócios. Para isso, pesquise não apenas o CNPJ, mas também o endereço físico, o site e as redes sociais dos varejistas. Além disso, utilize as informações disponíveis em sites como os da Receita Federal, Procon Brasil e Reclame Aqui, por exemplo. Tanto nas redes sociais quanto no Reclame Aqui você pode acompanhar relatos, avaliações, elogios e críticas de outros consumidores que já tiveram experiências reais com estas empresas. Assim, é possível verificar se determinada loja cumpre com suas entregas, se mantém a qualidade dos produtos, entre outras questões.
Caso a loja não tenha ou não divulgue seu endereço físico em nenhum lugar, desconfie. Afinal, essa informação é uma obrigação legal de todas as empresas brasileiras. Desse modo, você também consegue avaliar se o período estimado de entrega de suas compras está dentro do esperado. Aliás, durante a Black Friday, mantenha sua atenção não apenas ao prazo de entrega, mas, principalmente, ao valor do frete. Afinal, com o preço do produto em promoção, muitas lojas acabam aumentando a cobrança do transporte para compensar seu faturamento. Diante disso, o consumidor pode não perceber que acabou não economizando, de fato.
3. Redobre a atenção com golpes e fraudes
Embora sejam aplicados em qualquer tempo, os golpes e as fraudes pela internet costumam ser intensificados em períodos de promoção. Não apenas durante a Black Friday, como também em diversas outras datas comerciais e comemorativas. Afinal, os cibercriminosos aproveitam a busca por ofertas e presentes para enviar links falsos de supostos descontos, brindes e sorteios. Por isso, sempre desconfie de preços muito baixos e propostas muito fora da realidade. Visto que, na grande maioria dos casos, trata-se de golpes.
Então, mantenha a atenção redobrada ao fazer suas compras online neste final de ano. Para tanto, observe se o site que você está acessando é, mesmo, o oficial e certificado (SSL). Afinal, sites seguros iniciam com o “https”. Além disso, tenha cuidado com links patrocinados e seu redirecionamento de páginas, assim como formulários que solicitam dados pessoais. Outras dicas sempre válidas são: não utilize equipamentos desconhecidos nem Wi-Fi públicas para fazer suas compras online. Também evite clicar em links desconhecidos, mantenha seu antivírus em dia e use, preferencialmente, cartões virtuais.
4. Prefira pagar com o cartão de crédito
Além das ofertas e promoções, o pagamento à vista também costuma gerar descontos bem interessantes para suas compras. Porém, especialmente ao comprar pela primeira vez em algum lugar, dê preferência ao uso do cartão de crédito. Ou, melhor ainda, ao cartão virtual. Desse modo, você consegue garantir uma proteção a mais para suas compras. Sobretudo porque é possível solicitar auxílio de sua operadora em caso de algum transtorno após a compra.
Caso não possua cartão de crédito ou prefira pagar de outra forma, verifique muito bem todos os dados do beneficiário. Seja ao quitar um boleto, fazer uma transferência bancária ou, especialmente, ao enviar um PIX. Nesse caso, confirme que os dados do recebedor sejam os mesmos daquele vendedor ou empresa que está ofertando os produtos ou serviços.
5. Atenção também nas compras presenciais
Assim como no ambiente digital, alguns cuidados também devem ser estendidos às compras presenciais. Afinal, a Black Friday ocorre tanto nas lojas online quanto nas físicas. Assim, a primeira dica é: evite comprar por impulso. Mesmo que as promoções instiguem a sensação e a necessidade do imediatismo. Além disso, lembre-se de que descontos não anulam nem diminuem os direitos do consumidor. Especialmente no que diz respeito a trocas e garantias. Por isso, antes de adquirir qualquer produto ou serviço na Black Friday, tire todas as suas dúvidas com os vendedores. Aliás, informações como preço e políticas de troca devem estar muito bem claras e visíveis no interior das lojas.
Nesta Black Friday, conte com o Protector Recebe!
Se você é cliente da Protector e vai fazer compras online nesta Black Friday, aproveite as vantagens do Protector Recebe. Pois, com esse serviço gratuito incluído em todos os contratos, ninguém precisa se preocupar com o recebimento de entregas. Uma vez que, desse modo, é possível garantir destino certo e seguro para suas compras online. Para tanto, basta fechar seu pedido com o endereço postal da Protector e aguardar.
Quando recebermos sua mercadoria, entramos em contato para combinar o melhor dia e horário ou para você coletar sua encomenda em nossa sede. Ou, ainda, para que a Protector possa levá-la até você. Afinal, contamos com operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Prático, não é mesmo? Então, contate já a nossa equipe e aproveite essa e muitas outras vantagens de ser cliente da Protector!