Segurança corporativa: escolha o sistema de proteção adequado
28/05/2024Segurança em condomínios: um guia para síndicos e condôminos
30/07/2024Ainda hoje, o gás de cozinha é um dos principais responsáveis por acidentes domésticos no Brasil. Além do risco de causar ferimentos graves, a explosão do botijão pode trazer grandes danos à estrutura de um imóvel. Por isso, saber como evitar, como identificar e o que fazer caso você perceba um vazamento de gás em sua residência é fundamental.
Então, se você se preocupa com a segurança do seu lar, veja as dicas que a Protector preparou!
Quais são os principais riscos gerados pelo vazamento de gás?
Quando liberado em um espaço fechado, o gás tem a capacidade de deslocar o oxigênio presente no ambiente. Isso pode levar à falta de ar, tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, asfixia e até perda de consciência. Algumas vezes, as pessoas podem não perceber ou identificar a causa de seus sintomas, tornando essa situação ainda mais perigosa.
Outra possível consequência do vazamento de gás é a intoxicação, gerada pela exposição prolongada ao fluído. Quando inalado em grandes quantidades, o monóxido de carbono (CO), que é um subproduto da queima de gás, pode levar a sérios problemas de saúde. Até mesmo à morte. Além de ser incolor, o CO é inodoro, características que dificultam sua detecção sem equipamentos apropriados.
Porém, mais do que problemas de saúde, um vazamento de gás também pode causar incêndios e explosões. Sobretudo quando exposto a uma chama ou faísca. Por isso que é tão perigosa a combinação de gás acumulado em ambientes fechados com fontes de ignição. Como, por exemplo, faíscas de aparelhos elétricos, interruptores ou lâmpadas.
Como identificar um vazamento de gás?
Antes de tudo, é importante saber que o gás de cozinha tem um cheiro bem específico. Logo, sentir esse odor costuma ser o primeiro sinal de alerta. No entanto, em alguns casos, o vazamento também pode gerar barulho. Mas para identificar, de fato, se há um vazamento, uma maneira clássica e bastante simples é realizar o teste da espuma.
Como fazer o teste da espuma
Apesar de ser um método bastante tradicional, nem todas as pessoas têm o costume de realizar o teste da espuma. Porém, ao incluí-lo em sua rotina de troca de botijão você consegue garantir mais segurança em seu dia a dia. Por isso, veja o passo a passo a seguir:
1. Primeiro, coloque detergente numa esponja de cozinha levemente úmida e aperte até que ela faça espuma.
2. Em seguida, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula de gás se encaixa no botijão. Mas atenção, ele precisa estar conectado na válvula aberta.
3. Então, observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações.
4. Caso você note bolhas, isso significa que está ocorrendo um vazamento.
5. Repita esse procedimento a cada troca de botijão. Desse modo é possível agir preventivamente!
O que fazer ao suspeitar ou identificar um vazamento de gás
Mesmo agindo de maneira preventiva, ninguém está livre de enfrentar uma situação de vazamento de gás. Diante disso, saber como agir em cada situação pode contribuir para reduzir e até mesmo evitar maiores riscos.
Sempre que identificar ou suspeitar de um possível vazamento de gás, siga este procedimento:
1. Primeiro, feche o registro do gás imediatamente.
2. Além disso, não acione interruptores de eletricidade.
3. Então, saia e retire todas as pessoas do local.
4. Se o ambiente for fechado, abra as janelas e portas para permitir a circulação do ar.
5. Não produza faísca, seja com cigarro, isqueiro ou fósforo.
6. Considere chamar um especialista ou até mesmo acionar os bombeiros.
Como minimizar os riscos
Também é possível minimizar as chances de vazamento de gás em sua casa ao adotar medidas de proteção e prevenção. Para isso, basta seguir as principais recomendações indicadas pelas autoridades e profissionais que atuam na área da segurança:
1. Instale o botijão de gás sempre no lado externo, em local ventilado. Nunca em compartimentos fechados e sem ventilação, tais como armários, vãos de escada e porões.
2. Para evitar as explosões jamais instale o botijão próximo a desníveis, ralos ou ainda em locais com escoamento de ar, já que o gás é mais pesado que o ar e pode se infiltrar nestes espaços.
3. Sempre compre o regulador de pressão e a mangueira das instalações que possuam as identificações do INMETRO gravadas. Além disso, lembre-se que esses acessórios possuem validade. Então, confira as datas na mangueira regularmente e, sempre que necessário, substitua-os.
Com essas dicas você tornará seu lar muito mais seguro e tranquilo para você e toda a sua família. Aliás, conte sempre com a Protector para cuidar de tudo o que é mais importante para você!
Foto: iStock/Daecheol