Protector mobiliza comunidade com o prêmio Lupa do Bem
22/12/2019Trabalho remoto: como adotá-lo com segurança
12/10/2020Determinadas épocas do ano são propícias para aquela faxina geral. Seja em função de uma troca de estação ou simplesmente para manter a limpeza e a organização dos ambientes. Da mesma forma, porém quase sempre esquecido, seu espaço online também requer uma limpeza digital.
Afinal, organização e atualização servem como um sistema de segurança para proteger sua vida digital dos hackers. Então, pense por um instante: quantos endereços de e-mails, contas em serviços e lojas online você possui? Igualmente, quantos são os aplicativos e programas que nem usa mais? Pois é: não fazer uma limpeza digital periodicamente e manter essas contas e arquivos desnecessariamente aumenta o risco de exposição na internet. Por isso, veja alguns passos para fazer uma boa faxina tecnológica antes do fim do ano.
4 dicas para uma limpeza digital
Elimine seus dispositivos antigos
Primeiro, reúna todos os antigos notebooks, desktops, tablets e smartphones que não estão em uso. Então, realize backup de documentos importantes e faça uma limpeza digital de todos os dados restantes. Em seguida, encaminhe o equipamento à doação ou reciclagem.
Garanta que suas máquinas estejam limpas e atualizadas
Verifique se todos os seus dispositivos estão executando a versão mais recente dos sistemas e aplicativos. Mesmo que muitos deles sejam atualizados automaticamente, às vezes pode ocorrer algum engano.
Revise e faça uma limpeza digital em arquivos, aplicativos e serviços
O maior problema das contas antigas é serem facilmente invadidas por hackers e acabarem servindo como redirecionamento para as contas atuais. Assim, se estão em desuso, faça uma limpeza e exclua-as para evitar dor de cabeça. Aliás, outra atitude importante é analisar os acordos e configurações de privacidade de apps e serviços. Assim, você relembra quais dados eles estão coletando e pondera se eles são realmente importantes para você.
Atualize suas senhas e ative a autenticação de dois fatores
Pelo menos uma vez ao ano é essencial adotar esta prática tão negligenciada. Então, crie senhas longas e únicas, usando sempre uma variedade de números, letras e símbolos. Além disso, como camada extra de segurança, habilite a autenticação de dois fatores em todos os apps que disponibilizem este recurso.