Com a chegada da temporada de férias, programar atividades alternativas que possam entreter as crianças é uma tarefa necessária. Ao mesmo tempo, lugares como teatros, parques, circos, clubes sociais e outros locais de grande circulação de pessoas também costumam ser alvo fácil para situações de risco. Por isso, compartilhamos a seguir algumas dicas para reforçar a segurança da sua família:
1- Fale sobre segurança com seus filhos
Segurança pessoal é um tema importante para ser tratado desde cedo. Assim, independentemente de idade, ensine a criança a não aceitar nada de estranhos. Além disso, evite que familiares e amigos utilizem pretextos para pegá-la no colo. Isso porque, muitas vezes, os sequestradores investem nos mesmos argumentos para convencer uma criança a facilmente sair de perto dos pais ou cuidadores. Então, ensine seu filho pequeno a não aceitar convites para ir ver algo com alguém, como um cachorrinho, um gatinho ou um brinquedo.
2 – Ensine a não se aproximar de carros
Crianças jamais devem se aproximar de veículos para dar informação a estranhos. Oriente-as para que, caso isso ocorra, procurem ir rapidamente para perto de um adulto conhecido.
3 – Evite lugares escuros
Evite andar com as crianças em ruas, praças ou calçadas com iluminação fraca. Especialmente em lugares que você não conheça.
4 – Fique atento em locais com multidões
Jamais solte a mão da criança quando estiver num lugar de bastante movimento e com grande circulação de pessoas. Principalmente em shows, festas, shoppings lotados ou parques muito movimentados. Em um segundo alguém pode levá-la. Nestas situações, pondere o uso de acessórios especiais, como aquelas mochilinhas com guia de segurança. Mesmo que algumas pessoas não as vejam com bons olhos, o importante é proteger a criança.
5 – Não exponha o nome da criança
Evite deixar o nome da criança muito visível em roupas e mochilas. Caso contrário, qualquer pessoa estranha poderá ler e chamá-la pelo nome e parecer familiar.
6 – Atenção ao entrar e sair do veículo
Sua atenção deve ser redobrada ao entrar ou sair do veículo. Afinal, sequestradores costumam chegar naqueles momentos em que o motorista está colocando ou tirando o cinto de segurança nas crianças ou ligando o carro. Por isso, caso identifique alguém ou alguma situação suspeita, prefira dar uma volta mais longa antes de seguir seu trajeto original. Além disso, quando estiver dentro do carro, mantenha as portas sempre travadas e os vidros das janelas preferencialmente fechados.
7 – Não comente a rotina da família
Evite comentar sobre a rotina da família com estranhos e até mesmo com conhecidos. Além disso, preste atenção no que você publica nas redes sociais. Afinal, elas estão entre as maiores fontes de informação para sequestradores. Pensando nisso, fique atento às atitudes do seu
filho na internet. Veja quais sites ele acessa, com o que e quem ele se comunica. Muitos sequestradores se aproximam das crianças por meio de redes sociais.
8 – Esteja sempre atento
Em situações de risco é muito difícil ver os filhos em perigo e não fazer nada, mas nessas horas é imprescindível tentar manter a calma e não reagir. Já em caso de desaparecimento, os pais devem imediatamente fazer o registro de um Boletim de Ocorrência, pois ele é instrumento que formaliza o início do processo de investigação da polícia.
Agir com prevenção é a melhor forma de garantir a segurança das crianças e de toda a sua família!