Segurança em casa: como transformar o lar num refúgio
18/05/2021Aplicativos de segurança: apoio e proteção na palma da mão
26/07/2021Seja qual for o tamanho e a área de atuação de uma empresa, a segurança precisa fazer parte dos planos. Tanto para preservar o patrimônio quanto para garantir o bem-estar de seus colaboradores. Aliás, hoje em dia não são apenas recursos, produtos, equipamentos e estrutura física que merecem atenção. Visto que os dados e as informações empresariais estão cada vez mais importantes e valiosos. Por isso, veja a seguir 8 dicas de segurança para empresas que a Protector preparou. Afinal, entre nossos objetivos principais está o de garantir a mais alta proteção para os seus negócios!
Boas práticas de segurança para empresas
- Invista no controle de acesso
A movimentação de pessoas (clientes, colaboradores ou prestadores de serviço) é um ponto que requer máxima atenção na rotina empresarial. Não apenas em relação a entradas e saídas de ambientes comuns. Mas, principalmente, de setores que devem permanecer restritos a determinados públicos. Diante disso, adotar um sistema de controle de acesso é a dica número 1 para investir em segurança para empresas. Aliás, com a ajuda da tecnologia, é possível realizar e personalizar este gerenciamento de diversas formas. Seja com o uso de credenciais físicas, biométricas, senhas, fechaduras eletrônicas ou até com a dupla validação de um autorizador. Assim, para cada ambiente há um recurso mais apropriado, capaz de proporcionar benefícios que vão além da mera fiscalização.
Outra estratégia útil para estabelecimentos que registram grande circulação de público é a adoção de uma portaria física ou remota. Pois, assim, os controles de acesso ganham o reforço de profissionais e sistemas especializados. Ainda mais quando apoiados por uma central de monitoramento 24 horas.
- Promova treinamentos e atualizações com os funcionários
A segurança coletiva passa pelo cuidado de cada um. Por isso, aposte na comunicação e na troca de informações com toda a equipe. Aqui, o objetivo principal é o de fomentar uma cultura de prevenção. Assim como inspirar a colaboração ativa entre todos os profissionais em relação à segurança. Então, invista com determinada frequência em palestras, treinamentos e/ou no compartilhamento de dicas de proteção no trabalho. Também é importante que os colaboradores saibam quais são e como funcionam os recursos e sistemas de proteção instalados na empresa. Bem como a quem poderão recorrer em casos de perigo ou anormalidades.
Aliás, uma situação corriqueira que requer atenção é o momento de encerrar o expediente. Afinal, a última pessoa a sair ou aquela que ficar responsável por fechar o local precisa seguir os procedimentos necessários. Ou seja: verificar se todas as portas e janelas estão trancadas e se os sistemas de segurança existentes foram armados corretamente. Sobretudo para que a empresa não fique descoberta nos momentos em que não há funcionários na sede. Pensando nisso, a equipe da Protector faz o monitoramento preventivo e notifica a empresa quando o alarme não for ativado nos horários previstos. Inclusive, dependendo do sistema implementado, também é possível utilizar o exclusivo recurso de auto arme. Assim, o alarme entra em funcionamento automaticamente em horários e situações predefinidos.
- Adote um sistema de monitoramento de alarme
Junto do sistema de controle de acesso, o alarme monitorado forma a primeira camada de segurança para o seu empreendimento. Afinal, com ele, sua empresa amplia a gestão da segurança em relação a portões, cercas, portas e janelas. Bem como a de ambientes internos completos, como salas, escritórios e pavilhões. Além disso, com as possibilidades de personalização, cada integrante da equipe pode receber uma senha individualizada. Dessa forma é possível saber por quem e em quais momentos o alarme foi armado e desarmado sempre que necessário.
- Aposte em câmeras de monitoramento
Quando a intenção é garantir uma camada extra de segurança para empresas, a dica é investir nas câmeras de monitoramento. Afinal, os equipamentos instalados em ambientes internos e externos contribuem para inibir as práticas criminosas. Também são fundamentais para ajudar a identificar indivíduos em atitudes suspeitas. Ao mesmo tempo, as câmeras são responsáveis por registrar, em período integral, tudo o que acontece nos ambientes empresariais. Por isso é importante contar ainda com o olhar atento e treinado de quem mais entende de sistemas de segurança para empresas. Assim, para além das imagens, sempre haverá alguém pronto para agir em casos necessários.
- Priorize a contratação de profissionais treinados
Certamente ao compor suas equipes de trabalho você dá prioridade aos melhores currículos do mercado. Da mesma forma, procure manter apenas profissionais experientes e capacitados na linha de frente da segurança empresarial. Ou seja, na hora de contratar os prestadores de serviço, pesquise, avalie e busque referências. Além disso, certifique-se de que a empresa investe de maneira frequente na capacitação de seus profissionais. Afinal, eles precisam estar muito bem-preparados para lidar com as situações do dia a dia dos seus negócios. Outro detalhe importante é observar se há baixa ou alta rotatividade de funcionários na empresa.
Na Protector, os profissionais recebem treinamento e atualização constantes. Assim, garantimos a melhor combinação entre recursos humanos qualificados e a mais alta tecnologia para a proteção de seus negócios.
- Gerencie sua frota de veículos
O rastreamento veicular é ideal para empresas que buscam mais segurança para seus veículos e, naturalmente, para seus ocupantes. Afinal, o monitoramento constante de carros, caminhonetes e caminhões diminui consideravelmente as chances de sucesso de roubos e sequestros. Seja em trajetos curtos ou em longas viagens. Afinal, equipados com o rastreador, os veículos passam a enviar dados de localização automaticamente para a central de controle. Além disso, cada unidade da frota pode dispor de um botão de pânico. Quando acionado, ele passa a enviar notificações ainda mais frequentes para a central. Ao mesmo tempo, com as possibilidades da tecnologia você consegue até mesmo definir alertas automáticos. Assim, sempre que o veículo sair de determinada área ou ultrapassar o limite de velocidade programado, será emitido um sinal.
- Proteja suas informações
Assim como sua equipe e seu patrimônio, proteger seus sistemas de informação também é primordial. Sobretudo porque a ação dos hackers está cada vez mais poderosa e frequente. Por isso, dedique atenção especial à criação e ao uso de senhas seguras, complexas e criptografadas. Com isso, será possível dificultar a ação dos invasores e o roubo de informações que possam comprometer sua empresa. Ao mesmo tempo, no caso dos acessos realizados fora do ambiente empresarial, a dica é instalar uma VPN. Dessa forma, consegue-se inibir a invasão dos sistemas, uma vez que a comunicação é totalmente criptografada.
- Solicite manutenções periódicas dos seus equipamentos
Além de contar com uma infraestrutura de alta tecnologia, é fundamental saber que seus equipamentos estão 100% operacionais. Afinal, de nada adianta ter um sistema de câmeras se ele não puder fornecer imagens nítidas quando você precisar. Ao mesmo tempo, um alarme que dispara a todo o instante deixa de passar a confiança necessária para cumprir seu propósito.
Por isso, a Protector presta total apoio operacional aos seus clientes. Principalmente com o Protector Confere, mantemos uma rotina de verificações presenciais de todos os sistemas de segurança instalados em seu estabelecimento comercial. Assim, caso haja qualquer falha ou anormalidade, o problema será detectado e corrigido preventivamente. Ou seja: quem é cliente da Protector sempre recebe atendimento diferenciado, com atenção até mesmo aos mínimos detalhes. Então, conheça a vasta gama de serviços oferecidos para garantir a segurança que sua empresa e seu patrimônio merecem.