Limpeza digital: mais proteção online contra hackers
22/09/2020Dicas de segurança: fique atento às crianças nas férias
22/12/2020Nesta era de transformação digital, seu local de trabalho pode ser qualquer lugar, não é mesmo? Aliás, o Brasil é o terceiro país do mundo no ranking com maior aumento das iniciativas de trabalho remoto. Porém, junto com os avanços da internet e de novas ferramentas que impulsionam a produtividade, apresentam-se alguns riscos.
Dessa forma, proteger dados pessoais e sigilosos é um desafio cada vez maior, inclusive para empresas. Logo, é preciso dedicar atenção especial a possíveis brechas de segurança decorrentes da adoção do trabalho remoto. Afinal, ao permitir o acesso de colaboradores a partir de suas casas, a rede pode acabar ficando vulnerável. Sendo assim, veja estas dicas de como adotar medidas práticas para reforçar a proteção de seus ativos digitais e estruturas internas.
3 dicas para ter mais segurança no trabalho remoto
Use um firewall na rede
Para garantir disponibilidade de dados de maneira segura, invista na implementação de um firewall na rede. Considerado primordial e muito eficiente, o recurso ajuda a filtrar as solicitações para proteger os sistemas corporativos. Afinal, o firewall é uma peça de controle capaz de avaliar e identificar os comportamentos suspeitos dos usuários.
Adote políticas de controle de acesso
Estabeleça uma política de controle de acesso aprimorada. Nela, inclua níveis de identificação, autenticação e disponibilidade das informações a partir do perfil, cargo e área do colaborador. Dessa forma é possível reforçar a proteção e a segurança dos dados mais sigilosos, mesmo com o regime de trabalho remoto. Isso porque, dessa maneira, cada colaborador poderá acessar somente aqueles dados relacionados às suas competências. Então, a dica é combinar diferentes fatores de autenticação e login para visualização de conteúdo. Afinal, quanto mais camadas de proteção no acesso aos sistemas, maior a segurança.
Mantenha o controle da performance de suas redes durante o trabalho remoto
Monitorar e controlar o desempenho de suas redes faz parte do trabalho preventivo empresarial. Mesmo porque, sem um monitoramento efetivo e eficiente, não existe controle dentro de um departamento de TI. Isso vale também para buscar e identificar programas e dispositivos que estão interagindo com o sistema de forma não autorizada. Para tanto, basta investir na boa gestão das credenciais de acesso. Assim, você descobre com mais rapidez a origem de problemas decorrentes de acessos via trabalho remoto e evita vazamentos de dados.