Faxina digital: a melhor forma de se proteger contra hackers

Determinadas épocas do ano são propícias para aquela faxina geral. Seja em função de uma troca de estação ou simplesmente para manter a limpeza e a organização de armários, guarda-roupas, da casa e do ambiente de trabalho. Da mesma forma, porém quase sempre esquecido, seu ambiente online também requer esta atenção. Afinal, organização e atualização servem como um sistema de segurança para proteger sua vida digital dos hackers. Então, pense por um instante: quantos endereços de e-mails, contas em serviços e lojas online você possui? E quantos são os aplicativos e programas que nem usa mais? Manter essas contas e arquivos desnecessariamente aumenta o risco de exposição na internet. Por isso, veja alguns passos para fazer uma boa faxina digital antes do fim do ano:

1. Elimine seus dispositivos antigos: reúna todos os antigos notebooks, desktops, tablets e smartphones que não estão em uso. Faça backup de documentos importantes, apague todos os dados restantes e encaminhe o equipamento à doação ou reciclagem.

2. Garanta que suas máquinas estejam limpas e atualizadas: verifique se todos os seus dispositivos estão executando a versão mais recente dos sistemas e aplicativos. Mesmo que muitos deles sejam atualizados automaticamente, às vezes pode ocorrer algum engano.

3. Revise e consolide arquivos, aplicativos e serviços: o maior problema das contas antigas é serem facilmente invadidas por hackers e acabarem servindo como redirecionamento para as contas atuais. Outra atitude importante é analisar os acordos e configurações de privacidade de apps e serviços para saber quais dados eles estão coletando e ponderar se eles são realmente importantes para você.

4. Atualize suas senhas e ative a autenticação de dois fatores: pelo menos uma vez ao ano é essencial adotar esta prática tão negligenciada. Crie senhas longas e únicas, usando sempre uma variedade de números, letras e símbolos. Já como camada extra de segurança, habilite a autenticação de dois fatores em todos os apps e serviços que disponibilizem este recurso.