Síndico: gestão e cuidado com o bem comum

Para muitas pessoas, gerir uma casa – e uma família – é quase como gerir uma empresa. Quando pensamos em um condomínio, então, essa comparação é ainda mais próxima. Finanças, organização, manutenção, melhorias, mediação de conflitos, gestão de pessoas. Todas são atividades comuns entre os dois ambientes. Para alinhar cada um desses pontos é necessário contar com uma pessoa responsável. E, em muitos casos, essa pessoa é o síndico.

 

Ao assumir o cargo, o síndico passa a responder civil e criminalmente pelo condomínio, fator que aumenta sua responsabilidade de forma considerável. Entre outras tarefas, é ele quem deve zelar para que as regras de convivência sejam respeitadas. Cabe também ao síndico convocar assembleias, arrecadar cotas de condomínio, desempenhar as obrigações contidas no Código Civil, representar o condomínio de forma legal, prestar contas de sua gestão e intermediar conflitos em favor do coletivo.

 

Dia do síndico

Por estas e tantas outras atribuições, neste 30 de novembro, a Protector parabeniza a todos aqueles que tão bem desempenham seu papel. Sempre com muita atenção, cuidado e dedicação em favor do próximo e do patrimônio comum. Especialmente nesta quinta-feira, a empresa de segurança vem reforçar o apoio e a parceria que busca manter de forma diária com todos os síndicos. Afinal, a Protector orgulha-se em oferecer suporte a este trabalho conjunto de zelo e proteção.