Compras de final de ano: mantenha-se atento

Existem muitos criminosos que se aproveitam de dias movimentados do comércio para realizara ações. São muito comuns o roubo de bolsas e carteiras, perda de sacolas e de crianças nessa época do ano. Principalmente por ser um período de alta movimentação no comércio e nas ruas, em função das compras de Natal. Por isso é importante redobrar a atenção e adotar medidas preventivas para evitar a ação de criminosos. Dividindo o foco entre as compras e o celular, os consumidores mais desatentos viram alvos fáceis para os bandidos, que nesta época utilizam métodos superdiscretos e imperceptíveis. Confira as dicas sobre como se manter atendo durante as compras de final de ano.

 

Atenção com as bolsas, bolsos e carteiras

 

Para quem costuma levar a carteira no bolso traseiro da calça a sugestão é dar preferência aos modelos que vestem de forma mais ajustada. Além de ajudar a firmar a carteira para que ela não caia acidentalmente, os bolsos mais estreitos melhoram a percepção. Caso alguém tente mexer no seu bolso, você notará. Também evite calça com bolso faca. Os bolsos com zíper ou botão são melhores opções para esse caso.

 

Já para quem usa bolsa, este teste é sempre útil: quando você olha para frente ou para baixo, você consegue ter uma boa visão dela? É importante carregá-la sempre em frente ao corpo e nunca deixá-la para trás. Uma boa sugestão é dar preferência para as bolsas de alças largas ou mais compridinhas. Muitas delas possuem compartimentos internos discretos e fechados com zíper que são boas alternativas para guardar dinheiro e cartões nesta época. A escolha dificultará a ação de bandidos que, muitas vezes, conseguem subtrair carteiras a partir de uma rápida vasculhada no compartimento principal da bolsa. Outra recomendação é evitar usar aquele bolso específico que muitas bolsas têm para guardar celular. Assim como ele funciona para você, também servirá para o criminoso localizar e acessar o aparelho de forma muito fácil.

 

Acompanhantes nas compras de final de ano

 

Em qualquer idade, crianças inspiram atenção. Por esse motivo, sempre que possível, evite levá-las junto para fazer compras quando há grande movimentação de pessoas. Em vez disso, chame outro adulto para acompanhar você. Assim, um ajuda a manter a atenção no outro. Por falar nisso, lembre-se que a ocasião não é a mais indicada para utilizar qualquer tipo de joia de valor.

 

Métodos de pagamento

 

Em vez do dinheiro, dê preferência aos pagamentos com cartão de débito ou crédito e evite andar com muitos cartões. Fique atento a esbarrões e abstenha-se ao máximo do uso do celular quando estiver caminhando e rodeado por muitas pessoas. Não ande com muitas sacolas. Sempre que possível vá até o carro e guarde-as no porta-malas ou, então, divida-as com outro adulto de sua confiança.

 

Não se deixe enganar pelas aparências! Tanto homens quanto mulheres, inclusive bem vestidos, podem estar monitorando e preparando alguma ação contra você. Mantenha-se atento à movimentação a sua volta durante as compras de final de ano.

 

Créditos da foto: vadimguzhva / iStock