Aplicativos: use-os para a sua segurança

Usar a tecnologia a favor da segurança é uma realidade cada vez mais incorporada ao nosso dia a dia e estão superacessíveis em forma de aplicativos para os nossos celulares. Esses aplicativos são excelentes para cuidar dos filhos, pessoas mais velhas e quem mais você desejar. Em alguns, é possível configurar notificações para quando o contato entra em uma área considerada “perigosa” ou quando, depois de um tempo predefinido, não fez checkin no seu celular, ou seja, não voltou para casa. As possibilidades são inúmeras, então não deixe de conferir e utilizar estas ferramentas para se sentir mais seguro.

 

 

Buscar Amigos:

 

Os usuários Apple contam com o Buscar Amigos, um app que já vem instalado em aparelhos novos ou passam a fazer parte do sistema quando ele é atualizado. O aplicativo permite encontrar de forma rápida e fácil amigos e familiares a partir de seu iPhone, iPad ou iPod touch. Basta instalar o app e convidar seus contatos – a partir de sua agenda ou inserindo os endereços para o envio do convite – para começar a compartilhar os locais.

 

Assim que um amigo aceitar seu convite usando o app Buscar Amigos no dispositivo dele, você poderá começar a seguir sua localização imediatamente e ele poderá enviar uma solicitação rápida para seguir a sua. O app permite que você configure alertas que, com base em determinados locais, podem notificá-lo automaticamente quando um amigo chegar no aeroporto, uma criança sair da escola ou quando um familiar chegar em casa em segurança, ou seja, caso haja alguma mudança em sua localização, você pode configurar alertas para notificar os amigos.  E o melhor: se em algum momento você não quiser ser seguido, você pode ocultar sua localização com um único botão. É indicado que a rede Wi-Fi esteja ativada no seu dispositivo, isso irá melhorar a precisão na localização e o desempenho das notificações.

 

 

 

iOkay:

 

Disponível para aparelhos Andorid, esse app é semelhante ao Buscar Amigos e é ideal para deixar alguém ciente de uma situação de perigo ou apenas para avisar que está tudo tranquilo. Dependendo do lugar em que estiver, o usuário conta com um acesso fácil para ligar, seja em situações de emergência ou quando estiver tudo bem, pois há três opções dentro do aplicativo que fazem isso rapidamente. Para utilizar é necessário cadastrar os contatos em sua plataforma. Além disso, é possível também adicionar no mapa os locais que julgar seguros ou excluir algum lugar que o mapa exibe como perigoso, você programa como o aplicativo vai funcionar. É recomendável marcar os lugares que o usuário costuma frequentar, assim toda a vez que você sair da “zona” os seus contatos podem perceber. O aviso é por meio de três botões e cada uma deles tem dupla função, você escolhe para qual contato deseja avisar e a notificação é enviada por SMS. O aplicativo pode importar os contatos da agenda, permite editar mensagens de emergência, enviar mensagem caso a bateria esteja abaixo de 10% e também definir o intervalo em segundos de envio de mensagens de emergência. Caso o usuário deseje restaurar todas as informações de dados, também é possível. A melhor característica do app é que não é necessário conexão com Wi-Fi ou rede de dados móveis para funcionar, somente um plano de operadora local para SMS.

 

 

Staysafe:

 

O Staysafe funciona um pouco diferente dos outros, é como um time que você define quando, por exemplo, sai para uma corrida. Se em um período pré definido de tempo você não fizer o check-in o aplicativo avisa os seus contatos automaticamente através da localização do GPS, via e-mail ou SMS. Você pode configurar detalhes do seu trajeto ou evento para que seus contatos saibam que eles estão recebendo um alerta porque você não voltou da sua corrida. O Staysafe oferece a seus usuários um sistema de verificação de dois PINs: um é o PIN seguro, que você entra para cancelar alarmes e alertas. O outro é um PIN de coação, que pode ser usado no caso de alguém estar ameaçando você e fazer você digitar um PIN para cancelar o alerta. O aplicativo irá aparecer para desligar, mas seus contatos de emergência ainda receberão uma mensagem e saberão que você está em perigo.

 

O aplicativo possui a versão gratuita e a versão Premium. A versão gratuita do app permite que você digite apenas um contato de emergência (que vai receber apenas alertas de email), e também fornece acesso ao botão de pânico, o PIN de segurança, o PIN de coação, e o seu local em minutos. A versão Premium, no entanto, permite adicionar até cinco pessoas e enviar alertas SMS para os seus contatos, e também fornece opções avançadas de rastreamento GPS e um mapa interativo para seus contatos.